As perdas da pandemia do coronavírus e o longo confinamento imposto pelas restrições sanitárias colocaram a questão da saúde mental no centro do debate público.

A comunicadora Cloara Pinheiro, candidata a deputada estadual pelo PSD do governador Ratinho Junior, acredita que a campanha eleitoral é uma oportunidade de ouro para que a sociedade defina os rumos desta discussão.

“Como deputada estadual, vou solicitar junto ao governador um grande mutirão de saúde mental no Paraná, com profissionais de psicologia e psiquiatria”, explica a candidata, ressaltando que é possível fazer isso com o apoio dos municípios e das instituições públicas de ensino superior. “Vamos estimular a participação de uma campanha nas redes sociais, na rádio e na TV para convencer as pessoas a procurarem ajuda”.

A candidata lembra que além do atendimento nos postos de saúde é possível fazer uma estrutura itinerante que percorra o estado e que fique disponível nos finais de semana em áreas de grande circulação de pessoas.

“Este trabalho também poderia gerar pesquisas que posteriormente orientasse o sistema de saúde para reorganizar a abordagem do problema. Precisamos saber exatamente o tamanho dos danos na população”, sugere.