A ala feminina do Partido Social Democrático (PSD) reuniu mais de 300 mulheres nesta quinta-feira (22) em Londrina, na região Norte, durante mais um encontro da caravana regional da sigla. No evento, mais de 50 mulheres filiaram-se ao partido, incluindo as prefeitas de São Sebastião da Amoreira, Laine Gaspar, e de Santo Inácio, Geny Violatto.

Com isso, o partido avança no objetivo de ampliar cada vez mais o número de lideranças municipais, principalmente as femininas. Das 39 prefeitas do estado, agora 13 são filiadas ao PSD.

No Paraná, a sigla é a que mais tem representatividade feminina. São mais de 15 mil mulheres filiadas, incluindo 91 vereadoras, duas deputadas federais e duas estaduais. Mas a meta é ampliar a participação em todos os públicos. Durante o evento, o único advogado angolano ativo no Paraná, Hodavias Bibiano Chivinda, também filiou-se ao partido.

Em todo o Estado, o PSD Paraná conta com prefeitos filiados em mais de 150 municípios, mas quer aumentar o número em 2024, confirmando o protagonismo depois da maior votação da história no Executivo Estadual. Além disso, o partido tem a maior bancada federal do Brasil e uma grande representação na Assembleia Legislativa do Paraná, com 16 deputados.

O evento contou com a participação de figuras importantes como a presidente estadual do PSD Mulher no Paraná, Sandra Duda; a deputada federal e secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte; a deputada federal Luísa Canziani e a deputada estadual e procuradora especial da Mulher no Paraná, Cloara Pinheiro.

Também estiveram presentes a secretária geral da frente política negra no Paraná e coordenadora do PSD Afro, Clemilda Santiago Neto; a chefe regional da Casa Civil e presidente do PSD Mulher de Londrina, Sandra Moya; as prefeitas de Prado Ferreira, Maria Edna (PSD) e de Tamarana, Luzia Harue Suzukawa (PP); representando o diretório estadual, o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile; o vereador de Londrina, Eduardo Tominaga, entre outras autoridades.

Fonte: PSD Mulher